Notícias

18/08/2015

Reunião na ANA vai analisar condições hidrometeorológicas

As condições hidrometeorológicas desfavoráveis na bacia do rio São Francisco serão tema de nova reunião de avaliação dos efeitos da vazão reduzida nos reservatórios de Sobradinho (BA) e Três Marias (MG), na sede da Agência Nacional de Águas (ANA), em Brasília (DF). A reunião, marcada para o próximo dia 19 de agosto, deve reunir os diversos órgãos envolvidos no processo, entre os quais o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF).

Em virtude do quadro climático, desde abril de 2013 o setor elétrico apresenta pedidos de redução da vazão do rio. Devido a isso, o volume de água liberado, tanto no Alto quanto no Baixo São Francisco, tem sofrido variações. No reservatório de Sobradinho, a defluência tem sido reduzida paulatinamente. Com isso, saiu do volume de 1.300 metros cúbicos por segundo (m³/s) há dois anos para os atuais 900 m³/s. Em Três Marias, a variação também acontece desde então, em valores diversos, aumentando em alguns momentos e diminuindo em outros.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio  São Francisco será representado no encontro pelo vice presidente, Wagner Soares, e o secretário geral, Maciel Oliveira. Em diversas oportunidades, o presidente do Comitê, Anivaldo Miranda, tem insistido com o setor elétrico para que sejam feitas as devidas compensações pelas perdas ambientais provocadas no rio São Francisco. A reunião está marcada para as 10h, na sede da agência reguladora, em Brasília.

ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF

Compartilhe:

Outras notícias

04/07/2019

CBHSF entrega projeto final do Rio Curituba em Sergipe

O projeto de recuperação hidroambiental na bacia do Rio Curituba, no município de Canindé, em Sergipe, foi entregue nesta quarta-feira ...

Leia mais

03/07/2019

Campanha Vire Carranca em Juazeiro. Assista ao vídeo e confira o que aconteceu por lá

Conhecida como Terra das Carrancas, Juazeiro situa-se no sertão da região nordeste do Brasil e faz vizinhança com o município ...

Leia mais