17/03/2015
Três Marias sedia primeira consulta pública
O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF, em parceria com a empresa portuguesa Nemus Consultoria, iniciou hoje (17.03), no município mineiro de Três Marias, uma série de 12 consultas públicas para atualização do Plano de Recursos Hídricos do Velho Chico, abrangendo iniciativas e ações para o próximo decênio (2016-2025). O objetivo do evento é disponibilizar informações sobre o cenário de uso das águas do São Francisco e debater com as comunidades para que o plano se aproxime, ao máximo, da realidade de quem vive nas diferentes regiões da bacia. Espera-se que o trabalho seja concluído até o final do primeiro semestre do próximo ano.
Na oportunidade, Pedro Bettencourt, diretor da Nemus, apresentou o planejamento das ações previstas para atualizar o plano, entre as quais coleta de dados, mobilizações, consultas públicas, oficinas setoriais e relatórios. A atualização conta com investimento de quase R$ 7 milhões. A expectativa é que o processo, iniciado no final do ano passado, seja finalizado em 18 meses.
O secretário do CBHSF, Maciel Oliveira, presente ao evento, chamou a atenção para a importância de toda a comunidade sanfranciscana se envolver com as ações para atualização do plano. “Esse será um documento a ser consultado por todos, governos federal, estadual e municipal, assim como pelo setor privado, para possíveis intervenções na bacia”, afirma o secretário.
O uso desordenado do solo, a contaminação do rio por causa das grandes empresas e dos esgotos foram alguns dos temas discutidos pelos cerca de 150 participantes que compareceram à consulta pública. Estiveram presentes representantes de prefeituras, associações, colônias de pescadores, comitês de bacias, escolas e companhias de água, além dos membros do Comitê do São Francisco Eduardo Rigotto, da Companhia de Saneamento (MG); Adenilson Rubim, integrante do Poder Público Municipal; Silvia Freedman, secretária da Câmara Consultiva Regional do Alto São Francisco e Renato Constâncio, da Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig. Compareceu também Ana Cristina Silveira, diretora de Integração da AGB Peixe Vivo, agência delegatária do CBHSF.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF
Compartilhe: