21/11/2014
Projeto do Canal do Sertão Baiano recebe críticas durante plenária
Na programação do segundo dia da plenária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), realizada no hotel Meridiano, em Maceió (AL), o representante da Câmara Técnica Institucional e Legal do colegiado, Luiz Alberto Rodrigues Dourado, apresentou o relatório sobre o projeto Canal do Sertão Baiano, com severas críticas à Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e Parnaiba (Codevasf), responsável pela obra.
De acordo com a apresentação de Dourado, o chamado Eixo Sul do Canal do Sertão Baiano vai de encontro às propostas de atendimento ao abastecimento humano, especialmente na bacia hidrográfica do Rio Salitre. “É o canal da desesperança e das desilusões”, criticou Dourado. O Salitre é um dos afluentes do São Francisco.
Presidente do Comitê da Bacia do Rio Salitre, Almacks Luiz Silva reforçou as duras críticas ao projeto original da obra. A professora Yvonilde Medeiros, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), aproveitou a oportunidade para requerer a suspensão do projeto. Técnico da Codevasf, Athadeu Ferreira disse conhecer totalmente o rio Salitre, mas desconhecer o processo licitatório para a contratação da empresa executora do projeto. Segundo ele, o que está em curso é um estudo de viabilidade. Representante da Agência Nacional de Águas (ANA), Victor Sucupira comunicou à plenária que não há nenhum pedido de outorga para o projeto em questão que esteja tramitando no órgão federal.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF
Compartilhe: