Notícias

27/08/2014

As bandas de pífano das cidades ribeirinhas do rio São Francisco

O que não falta nas cidades ribeirinhas da bacia do rio São Francisco são festas populares e religiosas que envolvam a musicalidade da cultura popular.

As tradicionais bandas de pífano são formadas por flautistas e percussionistas. Elas são antigas e produzem músicas instrumentais de qualidade, características da cultura folclórica brasileira.

O tocador de pífano geralmente é quem comanda a banda. Os integrantes tocam músicas instrumentais através de flautins feitos de madeira ou metal, acompanhados por percussões (zabumba, caixa).

Esses conjuntos fazem a alegria nas festividades da região, reafirmando as cidades ribeirinhas como verdadeiras riquezas culturais através da musicalidade, que transmite muita emoção e espiritualidade ao povo.

Compartilhe:

Outras notícias

04/07/2019

CBHSF entrega projeto final do Rio Curituba em Sergipe

O projeto de recuperação hidroambiental na bacia do Rio Curituba, no município de Canindé, em Sergipe, foi entregue nesta quarta-feira ...

Leia mais

03/07/2019

Campanha Vire Carranca em Juazeiro. Assista ao vídeo e confira o que aconteceu por lá

Conhecida como Terra das Carrancas, Juazeiro situa-se no sertão da região nordeste do Brasil e faz vizinhança com o município ...

Leia mais