25/09/2013
Obras hidroambientais no Alto São Francisco são concluídas com saldo positivo
As obras de recuperação hidroambiental que foram realizadas por iniciativa do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco na região do Alto São Francisco – e entregues no último final de semana (21 e 22.09) -, nas localidades de Pirapora e Buritizeiro, em Minas Gerais, tiveram saldo positivo no cumprimento dos serviços técnicos previstos para as sub-bacias do Córrego da Onça (Pirapora) e do rio Jatobá (Buritizeiro).
Segundo o analista técnico da agência de bacia do CBHSF, AGB Peixe Vivo, Thiago Campos, um dos objetivos alcançados foi conseguir envolver beneficamente toda a comunidade na realização das obras, que previa, a princípio, o aumento da qualidade e quantidade das águas desses importantes cursos d’águas do rio São Francisco. “Conseguimos – AGB, CBHSF e todos os envolvidos na execução – efetuar melhorias não somente ambientais, mas também humanas. A população local ficou muito satisfeita com o resultado dos trabalhos”, comentou ele, que esteve presente na solenidade de entrega realizada das obras nas duas cidades mineiras.
No total, foram aplicados – com recursos da cobrança pelo uso da água -, aproximadamente R$1,8 milhões na execução na conservação e recuperação de áreas degradadas; incluindo a construção de 409 paliçadas, com o objetivo de estabilizar voçorocas; de 45 mil metros de proteção de nascentes e cercamento de áreas de preservação permanente; e de 671 barraginhas, com finalidade de conter as águas das chuvas. Foram realizadas ainda obras de adequação das estradas na região.
Solenidade de entrega:
No último final de semana, o CBHSF, por meio da CCR Alto São Francisco e AGB Peixe Vivo, realizou a cerimônia de entrega das duas obras. A solenidade ocorreu no Assentamento São Francisco (Buritizeiro) e no Assentamento de Pirapora. “Tivemos mais de 100 pessoas presentes ao evento. Isso mostra como foi bem sucedido as intervenções para eles. A população solicitou a vinda de mais projetos”, disse Thiago Campos. A secretaria da Câmara Consultiva Regional do Alto São Francisco – CCR Alto SF, Sílvia Freedeman, também compareceu ao encontro.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF
Compartilhe: