Notícias

05/11/2014

05 de Novembro – Dia Nacional da Cultura

Fonte de inspiração para a composição de obras de grandes nomes da nossa literatura como Euclides da Cunha, Guimarães Rosa e Ariano Suassuna, o Velho Chico é um rio importante não só para a nossa economia, mas também, para a nossa cultura.

Em todo o curso do rio São Francisco, é visível a riqueza e pluralidade cultural expostas através das manifestações do povo ribeirinho, das suas crenças, dos símbolos, dos artesanatos, costumes passados de geração em geração e tantas outras formas de cultura que enriquecem a região da bacia.

A principal referência cultural do Velho Chico é, sem dúvida, a carranca. Figura esculpida em madeira, que mistura feições humana e animal, colocada na proa dos barcos que navegavam as águas do rio, e que, segundo o povo, tem o poder de afastar as más energias, espíritos e assombrações. Mas o que não falta para essa região são os pequenos detalhes que fazem do rio São Francisco um rio que, além de resguardar, espalha a sua cultura por todo o seu curso.

Viva o rio São Francisco e o nosso povo! Festejemos a nossa cultura, tão rica e tão singular.

 

Compartilhe:

Outras notícias

04/07/2019

CBHSF entrega projeto final do Rio Curituba em Sergipe

O projeto de recuperação hidroambiental na bacia do Rio Curituba, no município de Canindé, em Sergipe, foi entregue nesta quarta-feira ...

Leia mais

03/07/2019

Campanha Vire Carranca em Juazeiro. Assista ao vídeo e confira o que aconteceu por lá

Conhecida como Terra das Carrancas, Juazeiro situa-se no sertão da região nordeste do Brasil e faz vizinhança com o município ...

Leia mais