Notícias

06/07/2017

Seminário marca o início das ações de recuperação na bacia do ribeirão São Pedro em Minas Gerais

seminario projeto ribeirao sao pedro

Texto: Luiza Baggio e Fotos: Bianca Aun

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) realizou na quarta-feira (05 de junho) um seminário em São Sebastião do Oeste (MG) para iniciar o projeto de recuperação hidroambiental na bacia do ribeirão São Pedro. O encontro teve como objetivo apresentar à comunidade as intervenções que serão realizadas.

Os principais problemas identificados na região de São Sebastião do Oeste foram trechos de estradas vicinais sem manutenção adequada, bacias de contenção assoreadas e nascentes susceptíveis ao acesso de gado. Esses problemas acarretam no aumento do carreamento de solos, assoreamento de cursos d’ água e redução na recarga subterrânea.

Sendo assim, com recursos da cobrança pelo uso dos recursos hídricos e prevendo a melhoria da qualidade e quantidade das águas, o CBHSF investirá cerca de R$ 1.500.000,00 no cercamento de aproximadamente 100 nascentes e construção de 583 bacias de contenção de água pluvial (barraginhas), bem como o trabalho de mobilização e educação ambiental junto às comunidades ribeirinhas. As obras terão a duração de 9 meses.

O secretario do CBHSF, Lessandro Gabriel da Costa, participou do seminário e explicou aos presentes a importância da execução de projetos como o de São Sebastião do Oeste para a bacia do Rio São Francisco. Além disso, Lessandro apresentou o que é o Comitê e suas ações. “Esse é um dos primeiros projetos financiados pelo CBH do Rio São Francisco na bacia do rio Pará. Contamos com a participação da população, pois para alcançarmos resultados precisamos da colaboração de todos”, afirma.

O prefeito de São Sebastião do Oeste, Belarmino Luciano Leite, comemora a parceria com o CBHSF. “A escassez de água é hoje uma realidade. É com muito orgulho que iniciamos essa parceria com o CBH Rio São Francisco que será de grande valia para a nossa região”, esclarece.

montagemsaosebastiaodooeste

 

A presidente do CBH do Rio Pará, Regina Greco, explicou aos presentes que para a execução do projeto na região, os produtores precisam permitir as obras em suas propriedades. “A população de São Sebastião do Oeste está sendo contemplada com um importante projeto. Ao cercar as nascentes, evitamos o pisoteio do gado e assim preservamos a área para que produza água. Além disso, as barraginhas fazem a colheita da água para que a mesma infiltre no solo e abasteça o lençol freático. A prioridade é realizar as obras nas cabeceiras dos córregos e do ribeirão São Pedro”, afirma.

O produtor Otaviano Teixeira de Morais será um dos beneficiados com o projeto. “Acredito que com esse projeto cerca de 80% da água da chuva serão devolvidas ao subsolo com a construção das barraginhas. Pensando das melhorias e no futuro já autorizei a execução das obras na minha propriedade”, diz.

O ribeirão São Pedro é afluente do Velho Chico e importante abastecedor de água dos municípios de Divinópolis, São Sebastião do Oeste e Carmo da Mata, municípios da região do Alto São Francisco, em Minas Gerais.

Veja fotos do seminário

Compartilhe:

Outras notícias

04/07/2019

CBHSF entrega projeto final do Rio Curituba em Sergipe

O projeto de recuperação hidroambiental na bacia do Rio Curituba, no município de Canindé, em Sergipe, foi entregue nesta quarta-feira ...

Leia mais

03/07/2019

Campanha Vire Carranca em Juazeiro. Assista ao vídeo e confira o que aconteceu por lá

Conhecida como Terra das Carrancas, Juazeiro situa-se no sertão da região nordeste do Brasil e faz vizinhança com o município ...

Leia mais