Ações e Projetos de CBHSF

Projetos de recuperação hidroambiental do Comitê do São Francisco

Revista ChicoMaterial sobre as melhorias das obras de recuperacao hidroambiental na bacia do Rio Jatiba na zona rural de Buritizeiro nas margens do Rio Sao Francisco na zona norte de estado de Minas GeraisFOTO: MARIELA GUIMARAES / Photograph 25.10.2013

Os projetos de recuperação hidroambiental que o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF está implantando em diversos pontos da bacia surgiram de reivindicações comunitárias, motivadas por graves problemas de degradação do Velho Chico, sobretudo a poluição dos mananciais, que afeta a qualidade, e a erosão dos terrenos próximos, que afeta a quantidade de água disponível.

O programa, financiado pelos recursos provenientes pelo uso das águas do São Francisco, foi aprovado em novembro de 2011 pela Diretoria Colegiada – Direc, em conjunto com as Câmaras Técnicas – CTs e a agência delegat ária AGB Peixe Vivo, contando com o envolvimento total das Câmaras Consultivas Regionais nas quatro áreasfisiográficas da bacia. A aplicação inicial foi de aproximadamente R$20 milhões para a execução de 22 projetos prioritários, distribuídos nas diversas regiões.

hidroambientais2.redimensionadoAs intervenções têm caráter demonstrativo, com foco em micro ou pequenas bacias e visam controlar a erosão e proteger as nascentes – ou seja, contribuindo para aumentar a quantidade e a qualidade da água, promovendo a melhoria hidroambiental. As principais ações incluem a construção de curvas de nível, paliçadas, terraços e barraginhas para a contenção de águas pluviais; melhorias ecológicas nas estradas vicinais; recomposição vegetal; cercamento de nascentes, além da mobilização das comunidades em torno de iniciativas de educação ambiental.

As primeiras obras hidroambientais tiveram início no segundo semestre de 2012, ao tempo em que o Comitê aprovou um novo conjunto de 25 projetos. Em 2013, mais 14 projetos foram aprovados. Já em 2014, o CBHSF iniciou a execução do segundo conjunto de 25 obras, ao tempo em que finalizou a entrega da primeira etapa das 22 obras. Em 2015, o Comitê do São Francisco continua a execução dos projetos hidroambientais do segundo conjunto aprovado.

Entenda o processo de implementação dos projetos:

Veja os relatórios consolidados dos projetos hidroambientais

Clique em qualquer dos tópicos abaixo para acompanhar o desenvolvimento dos projetos hidroambientais que estão sendo implantados pelo CBHSF.

 


Rio Itaguari - Finalizado
Rio das Fêmeas - Finalizado
Rio Santo Onofre - Finalizado
Lagoa das Piranhas - Finalizado
Rio Pituba - Finalizado
Riacho do Brejão - Finalizado
Rio São Desidério - Finalizado
Rio Boa Sorte - Finalizado
Rio das Rãs - Finalizado
Bacia do Rio Verde - Finalizado
Riacho Caracol (Sítio do Mato - BA) - Concluído - 100%
Riacho Santa Rita (Bom Jesus da Lapa - BA) - Finalizado
Bacia do Rio Verde - Finalizado
Bacia do riacho Caldeirão - Finalizado
Bacia do riacho Tinguis - Finalizado
Bacia do rio Branco - Finalizado
Diagnóstico na bacia do açude Macaúbas - Finalizado
Todos os projetos de recuperação hidroambiental do Médio São Francisco