Notícias

08/12/2014

O Surubim está virando história de pescador

O surubim (Pseudoplatystoma corruscans) é considerado o peixe do São Francisco, sendo um peixe bastante apreciado por ter muita carne e pouca espinha. Mas, nos últimos tempos, ele está virando história de pescador.

Alguns fatores influenciaram para que o surubim entrasse em extinção no rio São Francisco. A redução no volume da água no rio, causada por fatores como a estiagem, ameaça a desova dos peixes na época da piracema. Junto a isso, existe também a construção das barragens, a poluição, o uso excessivo de agrotóxicos na agricultura, a sobrepesca, a pesca predatória e o assoreamento nos rios, que encolhem o habitat do surubim.

Alguns projetos como o Peixamento(linkar), da CODEVASF, ou o Projeto Surubim, visam repovoar os rios com variadas espécies de peixes, inclusive os surubins. Mas, é preciso cuidar mais dos nossos rios para manter o equilíbrio ecológico e poder apreciar o que a natureza tem a nos oferecer.

 

Compartilhe:

Outras notícias

04/07/2019

CBHSF entrega projeto final do Rio Curituba em Sergipe

O projeto de recuperação hidroambiental na bacia do Rio Curituba, no município de Canindé, em Sergipe, foi entregue nesta quarta-feira ...

Leia mais

03/07/2019

Campanha Vire Carranca em Juazeiro. Assista ao vídeo e confira o que aconteceu por lá

Conhecida como Terra das Carrancas, Juazeiro situa-se no sertão da região nordeste do Brasil e faz vizinhança com o município ...

Leia mais