Notícias

17/04/2014

Direc discute programação da próxima plenária

A Diretoria Colegiada (Direc) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) se reuniu na manhã desta quarta-feira (16.04), em Maceió, para definir a pauta da XXV plenária do colegiado, que está marcada para os dias 22 e 23 de maio, em Belo Horizonte (MG), além de outros temas relacionados às questões administrativas do CBHSF. Logo após a abertura dos trabalhos, o presidente do Comitê, Anivaldo Miranda, comunicou oficialmente a edição do decreto presidencial que altera a composição do conselho gestor da Codevasf, inserindo o CBHSF.

Miranda reiterou que o Comitê irá manter sua postura de crítico da transposição. “O decreto atende a uma demanda nossa, mas volto a cobrar que falta incluir, nesse conselho gestor, os representantes dos governos dos estados inseridos na bacia do rio São Francisco”, afirmou. “E no conselho gestor, vamos reforçar nosso papel de cobrar o estrito cumprimento das outorgas”, concluiu Miranda. Durante a reunião da Direc, também houve debate sobre a redução da vazão do São Francisco e informações sobre ações das Câmaras Consultivas Regionais (CCR’s) com vistas à mobilização nacional pelo Dia de Defesa do Velho Chico.

A próxima plenária inclui uma pauta diversificada, desde exposição sobre a viagem ao Vietnã, em que o presidente Anivaldo Miranda foi convidado para falar sobre gestão do CBHSF frente às ações da bacia hidrográfica do Velho Chico; informações sobre a atualização do Plano Decenal; discussão sobre admissão de novos projetos hidroambientais a serem executados na bacia; informações sobre execução das ações previstas no Plano Plurianual (PAP). Para a XXV Plenária está marcada uma palestra magna sobre implantação do Plano Nacional de Saneamento Básico (PlanSab); considerações sobre os impasses relativos ao custeio da agência de bacia; apresentação dos resultados das ações da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) no Estado da Bahia, por parte do Ministério Público e, entre outras questões, distribuição do material visual da campanha do Dia Nacional em Defesa do Rio São Francisco, que acontece no dia 3 de junho.

A reunião também serviu para aprovar a implementação de grupo de trabalho para o desenvolvimento de métrica para aferição do alcance social dos resultados da implementação dos projetos deliberados pelo Comitê. Integram o grupo Patrícia Boson, da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemig); Marcos Avilques, representante dos povos indígenas Tinguí-Botó; Hildelano Delanusse Teodoro, da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária (Abes/MG); Victor Sucupira, da Agência Nacional de Águas (ANA) e Jorge Izidro, do Fórum de Defesa Ambiental (FDA). O prazo de execução ocorre até setembro próximo e objetiva propor estratégia para promover o debate, a investigação e a pesquisa na área de avaliação social e, a partir daí, definir uma métrica que possa apresentar uma sistemática para medir o desempenho do processo da política de recursos hídricos implementada pelo CBHSF.

Além do presidente Anivaldo Miranda participaram da reunião da Direc o secretário-geral do CBHSF, Maciel Oliveira, os coordenadores das Câmaras Consultivas Regionais (CCR’s) do Alto São Francisco, Márcio Pedrosa; do Médio, Cláudio Pereira; do Submédio, Uilton Tuxá; e do Baixo, Melchior Carlos, escolhido recentemente para a função, além de representação da agência delegatária do Comitê, a AGB Peixe Vivo.

ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF

Compartilhe:

Outras notícias

04/07/2019

CBHSF entrega projeto final do Rio Curituba em Sergipe

O projeto de recuperação hidroambiental na bacia do Rio Curituba, no município de Canindé, em Sergipe, foi entregue nesta quarta-feira ...

Leia mais

03/07/2019

Campanha Vire Carranca em Juazeiro. Assista ao vídeo e confira o que aconteceu por lá

Conhecida como Terra das Carrancas, Juazeiro situa-se no sertão da região nordeste do Brasil e faz vizinhança com o município ...

Leia mais