Notícias

11/11/2013

CBHSF finaliza obra hidroambiental em Curaçá, na Bahia

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco realizou no último sábado (09.11), na Escola Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na comunidade de Mocambo, no município de Curaçá, semiárido baiano, a entrega oficial do projeto de recuperação hidroambiental na sub-bacia do rio Mocambo, afluente do São Francisco.  A solenidade contou com a presença do integrante da Câmara Consultiva Regional do Submédio São Francisco e representante do CBHSF Almack Luiz Silva, de representante da agência delegatória do Comitê, AGB – Peixe Vivo, e de autoridades locais. No total, foram investidos na obra cerca de R$1,3 milhão, advindo da cobrança pelo uso da água do Velho Chico.

Almacks Luiz Silva, representando o CBHSF, salientou que “as obras de recuperação hidroambientais promovidas pelo Comitê atingem uma série de questões pela sua amplitude, mas não se pode perder de vista que o nosso foco é sempre na preservação do meio ambiente e, principalmente, zelar pelas águas do Velho Chico”.

“A gente fica contente, mas nós queremos mais”. Esse foi o sentimento expressado por vários moradores da zona rural da comunidade de Mocambo. Para eles, as benfeitorias proporcionadas pela obra serão tantas que o projeto precisa ser ampliado. Aproveitando a oportunidade, a população cobrou da Prefeitura local, que se fez presente por meio de Givaldo Lopes, do Departamento de Planejamento, e da Câmara de Vereadores, por meio de seu presidente, Theodomiro Mendes, ações concretas em benefício da comunidade.

“A Câmara está aberta ao dialogo para trazer melhorias à população”, disse Mendes. Para o representante da Prefeitura, o projeto que foi concluído pelo Comitê do São Francisco serve também de inspiração e mostra que é uma obra coletiva. “Esse momento é muito rico porque a gente vê o que foi feito e escuta os moradores. Essa obra vai desenvolver a região no que se refere ao meio ambiente e também à situação econômica porque se a população tem mais água, vai cuidar da plantação e  poder criar mais animais”, observou Givaldo Lopes, lembrando  que a Prefeitura coloca-se aberta a dialogar com a população de Mocambo, que é composta de aproximadamente 120 famílias.

OBRA CONCLUÍDA

Dentre as ações do projeto de recuperação hidroambiental no Mocambo, houve a construção de cerca de 60 barragens de pedra; de 60 barreiros para acúmulo de água; de 12 kms de cerca para recuperação da caatinga; e a recuperação de 55 kms de estradas. O projeto incluiu ainda o trabalho de mobilização e conscientização da população, através de confecção de folhetos informativos, banners, a realização de 17  encontros com a comunidade para atendimento e orientação acerca das atividades desenvolvidas e da proteção e uso consciente do meio ambiente.

O projeto de recuperação hidroambiental do CBHSF foi fruto da sugestão do Instituto Regional de Pequena Agropecuária Apropriada – IRPAA, que também acompanhou toda a execução da obra, feita pela empresa Aliança Pinturas e Reformas, e se fez presente na solenidade de entrega, por meio de Johann Gnadllinger, que também é membro do CBHSF.

 SEGUNDA ETAPA DA OBRA

“Essa é apenas a finalização de uma etapa. Outros projetos virão e, mais uma vez, Mocambo terá a oportunidade de participar com efetividade das discussões e dizer o que entra e o que sai na obra, que tem como foco principal a preservação do rio São Francisco e seus afluentes”, disse o representante do Comitê, Almacks Luiz.

Uma nova etapa do projeto hidroambiental foi elaborada pela empresa Gama Engenharia a partir dos encontros e das discussões realizadas com os moradores de Mocambo. O diretor geral da empresa, Alex Gama de Santana, expressou o contentamento de ver que a entrega de uma etapa “já gera tantos debates e faz com que os órgãos se comprometam”. A Gama também foi responsável pela fiscalização da obra e entregou a nova proposta de projeto para o IRPAA, que vai se reunir com a comunidade de Mocambo para definir prioridades e depois enviar ao CBHSF.

O evento contou também com a presença da Comissão de Agricultura e Meio Ambiente da Câmara de Vereadores de Curaçá e da Associação de Pequenos Agropecuaristas da Fazenda Mocambo e Localidades Circunvizinhas.

ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF

Compartilhe:

Outras notícias

04/07/2019

CBHSF entrega projeto final do Rio Curituba em Sergipe

O projeto de recuperação hidroambiental na bacia do Rio Curituba, no município de Canindé, em Sergipe, foi entregue nesta quarta-feira ...

Leia mais

03/07/2019

Campanha Vire Carranca em Juazeiro. Assista ao vídeo e confira o que aconteceu por lá

Conhecida como Terra das Carrancas, Juazeiro situa-se no sertão da região nordeste do Brasil e faz vizinhança com o município ...

Leia mais