Notícias

25/05/2017

Curta metragem de animação “Pedro e o Velho Chico” estreia em Belo Horizonte

fotodestaquecurta

O curta metragem “Pedro e o Velho Chico” estreou nesta terça feira (23 de maio) no Cine Santa Teresa, em Belo Horizonte. Inspirado no livro infantil de mesmo nome da autora Evelyn Zajdenwerg, o curta tem duração de 20 minutos e mescla cinema de animação e live action.

Direcionado ao público infanto-juvenil, o filme conta a história do garoto Pedro e do catador de material reciclável “Seu Chico”. Ao emprestar seu diário ao garoto o “Velho Chico” o convida para uma viagem mágica pelo Rio São Francisco. Além disso, a obra traz reflexões importantes para as futuras gerações sobre a degradação e outros os problemas que envolvem o São Francisco.

“Ao fazer uma viagem de 10 dias pelo Velho Chico no Benjamim Guimarães me encantei com o rio São Francisco e foi dai que tive a motivação de escrever o livro. É com imenso prazer que vejo a minha obra tomando vida e caminhando por outros rumos”, afirma Evelyn Zajdenwerg.

Dirigido e produzido por Renato Gaia, artista mineiro que desenvolve trabalhos na área do audiovisual com vídeo, cinema de animação e outras linguagens. “A história apresenta um universo lúdico de leveza, magia e encantamento para as crianças. O curta foi inspirado no livro de Evelyn Zajdenwerg, no entanto, criamos um importante personagem que é o Seu Chico. Dedico todo o filme ao artista mineiro Adilson Maghá que interpretou o Seu Chico e que nos deixou em dezembro de 2016”, explica o diretor.

A coordenadora da CCR do Alto São Francisco do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Sílvia Freedman. “É uma honra estar aqui representando o CBHSF e ver uma obra tão bonita. O curta o Pedro e o Velho Chico apresenta de uma forma didática, simples e verdadeira o São Francisco da nascente a foz. Desde uma criança até um adulto consegue entrar no filme e viver a realidade do rio. Infelizmente a degradação existe sim, como foi mostrado, mas a apresentação lúdica do filme é encantadora” diz Sílvia.

O lançamento terminou com um debate sobre as possíveis ações de preservação. Todas as crianças presentes discutiram e apresentaram ações que já fazem em seu dia a dia para a preservação do meio ambiente.

O curta teve direção de fotografia de Guilherme Reis, co-produção de Paloma da Matta Machado e animação de Jackson Abacatu e Kayke. O projeto foi realizado com os benefícios da Lei Municipal de Incentivo a Cultura de Belo Horizonte e em parceria com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. Também contou com o apoio do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Agência Peixe Vivo e a Produtora Postura Digital.

O curta metragem Pedro e o Velho Chico será exibido durante a programação da campanha “Eu viro carranca para defender o Velho Chico” no dia 03 de junho, Dia Nacional de Mobilização em Defesa do Rio São Francisco, nos seguintes municípios: Pirapora (MG), Ibotirama (BA), Paulo Afonso (BA), Traipú (AL) e Propriá (SE).

Confira as fotos do lançamento

 

Compartilhe:

Outras notícias

04/07/2019

CBHSF entrega projeto final do Rio Curituba em Sergipe

O projeto de recuperação hidroambiental na bacia do Rio Curituba, no município de Canindé, em Sergipe, foi entregue nesta quarta-feira ...

Leia mais

03/07/2019

Campanha Vire Carranca em Juazeiro. Assista ao vídeo e confira o que aconteceu por lá

Conhecida como Terra das Carrancas, Juazeiro situa-se no sertão da região nordeste do Brasil e faz vizinhança com o município ...

Leia mais