Notícias

07/10/2013

O pequeno guigó-da-caatinga

O guigó-da-caatinga é um macaquinho que pesa entre 1 e 2 kg. Essa espécie se movimenta bem rápido e é também um tanto quanto barulhenta, principalmente pela manhã. Eles andam sempre em pequenas famílias, geralmente constituída por pai mãe e dois filhos.

O guigó-da-caatinga é comumente confundido com macaco-prego-do-peito amarelo e com bugio-preto, graças aos sons emitidos por eles, sempre comando pelos machos. No rio São Francisco esses animais costumavam ser frequentes nas matas ripárias, sendo que hoje é mais fácil encontrá-los na caatinga arbustiva densa.

Alguns frutos encontrados na bacia fazem parte da alimentação desses pequenos macacos, como o  cajá-bravo, o  mucugê e o licuri, mas eles também comem  folhas, raízes, mel,  filhotes de aves, pequenos anfíbios, roedores, piolhos de cobra e outros insetos.

Compartilhe:

Outras notícias

04/07/2019

CBHSF entrega projeto final do Rio Curituba em Sergipe

O projeto de recuperação hidroambiental na bacia do Rio Curituba, no município de Canindé, em Sergipe, foi entregue nesta quarta-feira ...

Leia mais

03/07/2019

Campanha Vire Carranca em Juazeiro. Assista ao vídeo e confira o que aconteceu por lá

Conhecida como Terra das Carrancas, Juazeiro situa-se no sertão da região nordeste do Brasil e faz vizinhança com o município ...

Leia mais