Notícias

06/11/2013

Forte e perspicaz. Essa é a águia!

Uma ave de grande porte, imponente,  que inspira perspicácia e renovação. É assim que a águia é vista culturalmente, desde civilizações muito antigas, como a do rei Ciro na Pérsia.

Essa ave de rapina, que usa o rio para se alimentar dos peixes, ou as matas para capturar roedores, cobras e coelhos,  tornou-se símbolo de resistência e renovação graças a uma fase que ela passa quando atinge a idade de  40 anos.  Nessa época da vida suas penas já estão velhas, suas unhas grandes e moles, dificultando a captura de suas presas, e o seu bico muito envergado. É aí que ela se recolhe, geralmente no alto de uma montanha, e começa seu processo de transformação. Depois de bicar inúmeras vezes até que seu bico caia, ela espera  ele nascer novamente. Depois disso, com seu novo bico, a águia arranca suas garras velhas. E por fim troca as suas penas, já grossas e pesadas demais para voar. Depois de se renovar a águia vive, em média, mais 30 anos.

No Parque Nacional da Serra da Canastra, onde está a nascente do Velho Chico, no Alto São Francisco, é possível ver algumas espécies de águia, como a águia chilena e a águia cinzenta.

Compartilhe:

Outras notícias

04/07/2019

CBHSF entrega projeto final do Rio Curituba em Sergipe

O projeto de recuperação hidroambiental na bacia do Rio Curituba, no município de Canindé, em Sergipe, foi entregue nesta quarta-feira ...

Leia mais

03/07/2019

Campanha Vire Carranca em Juazeiro. Assista ao vídeo e confira o que aconteceu por lá

Conhecida como Terra das Carrancas, Juazeiro situa-se no sertão da região nordeste do Brasil e faz vizinhança com o município ...

Leia mais