Notícias

18/06/2014

A natureza e o acaso capricharam: Cânion do Xingó

Localizado no município de Canindé do São Francisco, em Sergipe, o Cânion do Xingó adicionou o menor estado do Brasil ao mapa turístico do país. Um dos maiores cânions navegáveis do mundo, o Cânion do Xingó surgiu como consequência do represamento das águas do Rio São Francisco para a construção da Usina Hidrelétrica do Xingó.

Antigamente, o rio que percorria esse cânion, se chamava Canindé, ele era basicamente um leito seco com vegetação escassa e coberta por caatinga. Hoje o local dispõe de paisagens impressionantes com formações rochosas que rodeiam o lago, trilhas e águas verdes e cristalinas, que chegam a ter 187m de profundidade.

Pelo caminho, além das maravilhosas vistas naturais, é possível encontrar vestígios de pinturas rupestres e fragmentos de cerâmica de oito mil anos atrás, dos primeiros habitantes do local. Há também quem adicione à sua programação turística alguns esportes radicais como escalada, rapel, tirolesa e trekking.

E é por esses e outros motivos, que o Cânion de Xingó é escolhido como destino turístico por qualquer tipo de público e independe de qualquer atividade escolhida, já que a única certeza, é que será uma experiência bastante favorável só de se ter a companhia do “Velho Chico”.

Para desfrutar das belezas naturais dos Cânions do Xingó, é preciso navegar pelo Rio São Francisco por uma hora, a partir da cidade de Canindé do São Francisco, localizada à 213km de Aracaju.

 

Compartilhe:

Outras notícias

04/07/2019

CBHSF entrega projeto final do Rio Curituba em Sergipe

O projeto de recuperação hidroambiental na bacia do Rio Curituba, no município de Canindé, em Sergipe, foi entregue nesta quarta-feira ...

Leia mais

03/07/2019

Campanha Vire Carranca em Juazeiro. Assista ao vídeo e confira o que aconteceu por lá

Conhecida como Terra das Carrancas, Juazeiro situa-se no sertão da região nordeste do Brasil e faz vizinhança com o município ...

Leia mais