Notícias

11/09/2014

11 de Setembro – Dia Nacional do Cerrado

Constituindo o segundo maior bioma do país, o cerrrado ocupa cerca 25% do território nacional e, praticamente, metade da bacia hidrográfica do rio São Francisco, e abrange os estados brasileiros Goiás, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, São Paulo, Minas Gerais, Maranhão, Piauí e Bahia.

A água é de extrema importância para este bioma. Com céu azul e solo rachado, o cerrado se caracteriza por invernos secos e verões chuvosos, solos pobres em nutrientes, mas ricos em ferro e alúminio, e vegetação baixa. Algumas espécies da fauna do cerrado estão ameaçadas de extinção, como o tamanduá-bandeira, o tatu-canastra e o lobo-guará. Além da flora do cerrado ser a mais antiga da Terra.

Hoje é dia de conscientizar a população sobre a preservação desse bioma, que já perdeu metade da sua área devido à expansão desordenada da agropecuária. Vale lembrar também que, 5% da diversidade biológica do planeta se encontra no cerrrado, região que depende totalmente da irrigação. É preciso preservar a savana mais rica em biodiversidade do mundo para que o equilíbrio do planeta e vida futura.

 

Compartilhe:

Outras notícias

04/07/2019

CBHSF entrega projeto final do Rio Curituba em Sergipe

O projeto de recuperação hidroambiental na bacia do Rio Curituba, no município de Canindé, em Sergipe, foi entregue nesta quarta-feira ...

Leia mais

03/07/2019

Campanha Vire Carranca em Juazeiro. Assista ao vídeo e confira o que aconteceu por lá

Conhecida como Terra das Carrancas, Juazeiro situa-se no sertão da região nordeste do Brasil e faz vizinhança com o município ...

Leia mais